Dicas para montar sua padaria
22/09/2016
O pão é um dos alimentos mais antigos do mundo e também um dos mais consumidos. Por isso, fazer investimentos no setor, como montar uma padaria, é um dos caminhos para quem sonha em abrir uma empresa de sucesso. É que o produto principal desses estabelecimentos tem alto índice de popularidade entre os consumidores e é componente importante da alimentação do brasileiro.
Mercado de panificação
Segundo o Propan, Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação, há mais de 60 mil padarias em atuação no Brasil atualmente. Somente os estabelecimentos inscritos no programa são cerca de 8 mil, e atendem 44 milhões de clientes no país inteiro, faturando mais de R$ 70 bilhões no ano de 2012, data dos dados mais recentes.
Além disso, comprar pães em padarias é uma preferência em diversas regiões do país. Se você pensa em montar uma padaria na região de Belém, no Pará, vai encontrar uma população em que 97% das pessoas preferem comprar nesses estabelecimentos. A tendência segue até a região Sul. Na capital gaúcha, Porto Alegre, mais de 79% das pessoas dão prioridade às panificadoras.
Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o primeiro passo para montar uma padaria, depois de conhecer o mercado, é investir em uma boa localização. Regiões onde a oferta desses estabelecimentos seja baixa ou que tenham um alto índice de imóveis residenciais podem ser mais interessantes para o investimento, já que o fluxo de potenciais clientes é maior.
Também é importante estar atento às leis e normas que regem os estabelecimentos comerciais no país, principalmente na área de alimentação. Alvarás de funcionamento, inspeção e liberação da Vigilância Sanitária, liberação do Corpo de Bombeiros e ainda normas que dispõem diretamente sobre a venda de pães são fundamentais.
Ainda é preciso pensar na estrutura para montar uma padaria de qualidade. Conforme o Sebrae, é importante contar com um espaço de, no mínimo, 100m². Também é necessário definir o tipo de panificadora para definir a estrutura. Das boutiques, para padrões de alto poder aquisitivo, aos pontos quentes, para compras rápidas, mudam praticamente todos os elementos.
Por fim, para montar uma padaria, é preciso munir o estabelecimento com pessoal qualificado. Padeiros com experiência, ajudantes, atendentes de balcão que tenham conhecimento dos produtos e caixas em que você confie podem fazer o negócio fluir sem grandes preocupações para o investidor.
Fonte: http://www.vivoseudinheiro.com.br/47887-2/