A importância de ter um pãozinho gostoso e outras delícias à disposição dos seus clientes
08/06/2016
Poucas coisas são tão reconfortantes quanto aquele delicioso cheirinho de pão recém-saído do forno. Item de consumo indispensável na mesa do brasileiro, o pão é o grande chamariz do setor de padarias e confeitarias!
De acordo com um estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE Nacional) e Associação Brasileira de Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), em parceria com o Instituto Tecnológico da Panificação e Confeitaria (ITCP), a panificação está entre os seis maiores segmentos industriais do país.
Em outro levantamento realizado pela ABIP em conjunto com o ITCP, em 2015, as empresas do segmento registraram um crescimento de 2,7%, com faturamento chegando a R$84,7 bilhões. Mas nem só do bom e velho pãozinho vivem estes negócios. Quem explica é Vilson Felipe Borgamann, presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no estado do Paraná (SIPCEP): “Quando o estabelecimento tem um bom pão, ele serve como a vitrine da padaria e, assim, consegue puxar cliente. É importante que o dono preze pela qualidade do pão, mas para fidelizar o consumidor é preciso oferecer um mix de produtos e serviços”, conta.
É hora de ampliar os negócios
Por muitos anos as empresas do segmento se pautaram em modelos mais tradicionais. Mas o consumidor tem se tornado mais exigente: quer comodidade e qualidade para diferentes momentos do cotidiano. A palavra é inovação! Em diversos locais, as padarias se tornaram centros de convivência e gastronomia. “Hoje, quando o cliente entra em uma padaria, espera encontrar um bom café da manhã, opções variadas de lanches e até almoço”, diz Borgamann.
De acordo com o presidente do SIPCEP, este modelo de negócios é algo único no mundo. “Só na Brasil vemos panificadoras com tanta diversidade de produtos e serviços. O formato tem dado tão certo que países como a China estão importando nosso jeito de consumir”, ressalta.
A época do ano – como a chegada do inverno! – também é um fator a ser levando em conta para o faturamento do setor. Segundo o presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no estado do Paraná, além de observar um aumento no consumo de panificados na estação, é uma boa hora de apostar em produtos que combinem com a estação: um buffet de sopas parece uma boa pedida.
Novas necessidades de consumo, mais oportunidades para o setor
Produtos diet, light, orgânicos, pães integrais e confeitaria fina. As pessoas estão mais atentas às novas opções alimentares e procuram por elas. De acordo com Borgamann, é hora de prestar atenção aos produtos diferenciados e investir em sua produção.
Fonte: http://www.deolhonomercado.com.br/economia/cheirinho-de-bolo-com-cafe-ja-e-inverno-nas-padarias-e-cafeterias/